2017: Ano de Recomeçar... “...volta à prática das primeiras obras...! Ap. 2.5
Creio que um dos aspectos mais lindos do Cristianismo é o convite que faz a cada um de nós para recomeçar. Essa é a proposta de Jesus a Nicodemus em João 3, quando o Mestre lhe explica sobre o novo nascimento!
E é exatamente essa a proposta que creio que o Senhor está colocando diante de nós como um norte para o ano de 2017: Ano de recomeçar...
A gente vai caminhando e no meio do caminho sempre há pedras como na poesia de Carlos Drummond de Andrade. Essas pedras podem ser decepções, traições, pecados, crises, falta de zelo, de vigilância... enfim.
De repente a fé que tínhamos antes parece não existir mais. A paixão que nos movia parece ter sumido. Ouço comentários sobre pessoas: “Aquele ali já fez muita coisa na Igreja...” Parece difícil acreditar, pois hoje, muito mal frequenta os cultos.
Ministérios lindos se perdem, chamados tremendos ficam pelo caminho. Quantos pregadores, levitas, intercessores, missionários, servos e servas do Senhor estão parados? Seus ministérios estão resumidos a vir a cultos domingo após domingo...
A Bíblia está cheia de casos assim. Personagens que também encontraram pedras em seus caminhos e também pararam, também se esconderam, também ficaram à margem. Mas graças a Deus, sempre há tempo para recomeçar!
Cito a você alguns desses personagens e os obstáculos/pedras que os fizeram parar:
Mefibosete – Falta de oportunidades
Mefibosete nasceu para ser rei. Seu destino era claro, sentaria no trono que um dia foi de seu avô Saul. Mas a vida lhe reservou outro caminho. Ao fugir da morte, sua babá o deixa cair ao chão e ele fica paralítico. Fogem para Ló-Debar e lá vivem uma vida muito distante daquela que estava desenhada.
Muitas pessoas tiveram caminhos infelizes diante de si. Falta de oportunidades, por culpa de outros (como pais irresponsáveis por exemplo). Mas sempre haverá um Davi, usado por Deus para nos por novamente na mesa do Rei!
Sansão – infidelidade
Sansão ficou conhecido por sua força descomunal. Os relatos são impressionantes. Essa força vinha em sua vida pelo Espírito de Deus através do voto que ele tinha de Nazireu. Ele tem várias atitudes que quebram esse voto. A gota d´agua é o cortar de seus cabelos. Após isso, Sansão perde as forças, é aprisionado e vira atração no show dos filisteus.
Muitos tem quebrado votos e sido infiéis. Sejam votos de santidade, de fidelidade conjugal, de se manterem distantes daquilo que sabem lhes é prejudicial (como um vício) e por isso estão sofrendo e perdendo suas “forças”... Mas o cabelo sempre voltará a crescer!
Elias – pressões/desgastes
Elias é o protagonista de grandes histórias. Mas alguns psicólogos afirmam que a história de Elias pedindo a morte debaixo do zimbro é um quadro clássico de depressão.
Depois do confronto com os falsos profetas, de ver sinais tremendos, ele está desgastado. Mais do que isso, uma ameaça de morte, vindo de Jezabel o amedronta. E ele pede a morte, procura o fundo de uma caverna e se esconde...
Mas sempre haverá pão do céu para nos alimentar e a doce voz do Senhor para nos fazer sair das cavernas!
Jonas – crises interiores
Jonas tinha um problema histórico com os ninivitas e não gostaria que eles tivessem um final feliz. Por conta disso, desobedeceu a direção de Deus e acabou no ventre de um grande peixe.
A crise interior afetava muito a Jonas, a ponto do Senhor perguntar a ele se era algo tão relevante mesmo para ele estar naquele estado, pois mais para frente ele também pede a morte... As vezes a comida perde o gosto, a piada a graça... Em volta tudo pode estar bom, mas por dentro, tudo está fora do lugar! Mas sempre haverá um Deus para pôr em ordem nossas emoções!
Filho Pródigo – Seduções do mundo (pecado)
Esse moço que ficou conhecido como filho pródigo tipifica a cada um de nós em alguns momentos de nossa vida. Ele vive bem, tem tudo que precisa, tem uma família estruturada, mas em algum momento as coisas de fora o fascinam, chamam-lhe mais atenção do que o que ele tem em casa... Ele se perde, vai embora, busca seus prazeres, peca...
Não se parece com alguns momentos que você já viveu ou está vivendo? De repente parece que estar na igreja de domingo a domingo é tão sem sentido, viver em santidade está tão fora de moda... bom mesmo estar naquele lugar, fazendo aquela coisa, vivendo aquele momento... Até que a ficha cai e a gente se vê comendo a comida dos porcos e com saudade da casa do Pai...
Mas sempre haverá um Pai de braços abertos te esperando na porta, com roupas novas, sandálias, anel, e um banquete preparado!
Discípulos de Emaús – Frustrações
A história desses dois me encanta. No final de 2016 ministrei muito sobre eles. Eles estavam voltando para Emaús por terem ficado frustrados em suas expectativas. O líder guerreiro que esperavam morreu. Parece que o planos e sonhos que eles tinham em mente morreram juntos...
É assim que ficamos muitas vezes. Parece que nossos sonhos se frustram de tal forma que não servem mais para serem sonhados. Feridos, desejamos voltar a Emaús e parar com tudo! Mas sempre haverá um Jesus disposto a caminhar com a gente e nos pôr na rota para Jerusalém novamente!
Pedro – Fracasso
Pedro nos é conhecido com o mais sanguíneo dos discípulos. Temperamento forte, o primeiro a dar as respostas, intempestivo... Mas um dia o Pedrão negou! Quando Jesus o advertiu sobre essa possibilidade ele achou impossível. Mas agora lá está ele. Sabia que não poderia ter negado. Vai pra praia pescar (sinal claro de sua desistência, voltando à profissão que abandonou quando recebeu o chamado de Cristo). E ainda passa a noite toda sem pescar um peixe!
Vamos ser sinceros, aquela história de “É só vitória”, não existe, não é? Todos nós temos nossas derrotas, batalhas perdidas... Tenho ouvido de muitos que 2016 foi um ano de muitas batalhas perdidas...
Mas sempre haverá um Jesus nos esperando na beira da praia ou do Rio Paraíba para fazer um churrasco e restaurar nossa vida!
Conclusão
Enfim irmãos e irmãs... A gente pensa em parar muitas vezes e pára algumas. Talvez você está aí lembrando de fases onde você orava mais, lia mais a Bíblia, trabalhava em ministérios, ganhava almas para Jesus...
Hoje? Bom, hoje são só lembranças!
Mas pode ser diferente. Sempre haverá esperança... Jesus está vivo e nos convida a recomeçarmos. Vamos lá... Pegue sua Bíblia de novo, dobre seus joelhos, ainda que por poucos minutos, anime-se, venha aos cultos no meio de semana, procure uma célula. Arrisque acordar um pouquinho no meio da madrugada, faça um jejum!
Volte meu irmão, volte minha irmã. O teu chamado não morreu, pode estar adormecido, mais ainda vive. O propósito de Deus para sua vida não cessou. Avante, 2017 será um ano de recomeçar...
Vamos juntos? Conte comigo.
Feliz Ano Novo!!!
Pr. Giovani Zainotte