top of page

2018: Ano de Aprofundar raízes! Jó. 1. 13-22; 2.7-8


O norte profético para o ano...


O tema que estamos propondo para o ano de 2018 é: Ano de aprofundar raízes. O entendimento que temos é que devemos investir na base. O Espírito no leva a perceber que a crise da Igreja é ter assumido um estilo de vida superficial demais. Somos superficiais em nosso estudo da Palavra, somos superficiais em nossa vida de Oração, somos superficiais em nossa obediência ao IDE de Jesus, somos superficiais em nossos relacionamentos com a família da fé, somos superficiais em nossa intimidade com Deus...


E essas raízes superficiais tem feito com que o número de desviados cresça. Quanta gente parando porque faltam-lhe raízes que os mantenham firmes em meio a crises, decepções, frustrações, lutas e dissabores.


O triste é constatar, que se nada for mudado, corremos o risco de não vermos mais pessoas com 40, 50 anos na Igreja, cheias de histórias, de recordações e conquistas. Uma geração sem raízes é uma geração que não se mantém, que não se consolida, que não avança.


Para refletir sobre isso, proponho uma comparação entre as plantas, a árvore e nós. Toda planta tem 5 partes básicas: Raiz, caule/tronco, folhas, flores e frutos. Queria então, dividir as variadas áreas de nossa vida, seguindo essa formação das plantas.


O pano de fundo de nossa reflexão será a história de Jó. Creio que quando falamos em sofrimento nas Sagradas Escrituras, a primeira história que nos vem à mente é a de Jó. Tendo sido posto à prova por permissão do Senhor, Jó vai experimentar perdas em quase todas as áreas de sua vida.


Então, dentro de nossa proposta, de comparar áreas da vida com as partes da planta, vejamos como Jó foi afetado:


Flor - Bois, jumentas, ovelhas e camelos


A flor tem as estruturas que fazem a reprodução das plantas. Através das flores surgem as sementes que vão gerar novas plantas. Então flores falam de reprodução, de multiplicação, de avanço.


A Bíblia diz que Jó perdeu bois, jumentos, ovelhas e camelos. Os animais, eram símbolo da prosperidade de Jó. Alguém que possuísse muitos animais, ostentava riquezas. Na reprodução dos animais e de seus benefícios, Jó enriquecia. Os muitos animais que Jó possuía, simbolizam avanço, prosperidade, multiplicação.


Em nossa comparação, o diabo toca nas flores de Jó, ou seja, no seu avanço, na sua possibilidade de crescimento, em sua prosperidade.


Satanás tem tocado na economia de nosso país, fechado portas, secado fontes, murchado flores...


Folha – Servos


É nas folhas que acontece a fotossíntese. Por meio desse processo, a planta consegue transformar a água e os nutrientes que tira do solo mais o gás carbônico e a energia solar que é absorvida pelas folhas em glicose, que é o alimento delas, e oxigênio, que é o ar que a gente respira.


Comparo as folhas aos servos de Jó. Pois são as folhas que fazem o trabalho de transformar o que é absorvido pelas raízes em alimento, assim como os servos são responsáveis pela produção em um serviço.


Em nossa vida, essa área diz respeito à nossa capacidade de trabalhar, à nossa vida profissional, à nossa realização profissional, ao que podemos produzir. Quantos estão estagnados profissionalmente, não tem alegria, realização, não se sentem realizados naquilo que fazem...


Fruto – Filhos e filhas


O fruto é o produto da fecundação entre as partes masculina e feminina da planta. O fruto é o anúncio da posteridade dessa planta, aponta para o futuro.


Evidente que comparto os frutos aos filhos e filhas perdidos por Jó. Filhos são herança, são flechas no alforje. Filhos chegam onde não podemos chegar, conquistam o que não conseguimos conquistar.


Satanás intenta contra nossos filhos, mas isso diz respeito também ao futuro. O inimigo quer tirar de nós a possibilidade de sonhar, de projetar, de esperar um futuro abençoado e de conquistas.


Tronco – Saúde


É do tronco de algumas árvores que é extraída a madeira que usamos em nossas casas, nos móveis, nas ferramentas, nos pisos e até mesmo nos lápis que usamos. É também do tronco de algumas árvores que é extraída a matéria prima para fazer o papel - a celulose. O tronco então é matéria prima para outras coisas, é onde nos apoiamos, é através dele que estudiosos conseguem dizer quantos anos tem aquela árvore, ele absorve efeitos de fenômenos da natureza, ele envelhece, muda com o tempo.


A comparação aqui é com a saúde de Jó. A última coisa tocada por satanás em Jó. Quando temos saúde, produzimos, inspiramos, ajudamos, fortalecemos, servimos... Nosso corpo absorve o peso dos dias, das enfermidades, das crises. Nossa saúde absorve pressões do dia a dia, nossos ressentimentos, nossas raízes de amargura, enfim.


Satanás tem lutado para afetar nossa saúde. Não só física, mas também emocional e espiritual.


Raízes – Não afetada


A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A raiz é o que sustenta a árvore. Existem plantas em que a raiz é maior que o resto dela. Elas são responsáveis por segurar a árvore quando tempestades, chuvas, ventos chegam... São as raízes que alimentam e sustem a árvore.


Essa é a única área em que satanás não tocou na vida de Jó. A que comparo as raízes? As características apresentadas nos versos 1 e 2 do capítulo 1 de Jó: integridade, retidão, temor ao Senhor, reticente ao mal.


Jó perdeu quase tudo, mas continuou preservando suas raízes, não abriu mão de sua integridade, não deixou de ser um homem reto, não perdeu o temor do Senhor, não se aproximou do mal. Veja o que diz a mulher dele no cap. 2.9.


A Bíblia não diz que Jó gostava de sofrer, que passou por aquilo tudo sem nada sentir, que não se angustiou, pelo contrário, a Bíblia mostra Jó as vezes confuso, as vezes aborrecido, sem respostas diante das indagações de seus amigos. Mas... firme!


Um ser humano normal, se abate diante das adversidades, mas ele vive a realidade apresentada em Jó. 14. 7-9. Onde uma árvore pode ser cortada, sua raiz envelhecer, seu tronco morrer, mas, ao cheiro das águas novos ramos surgem dando lugar a uma planta nova!


O resultado foi um processo tremendo de restituição na vida de Jó, e uma intimidade que ele ainda não tinha (eu te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos te veem Jó. 42.5)


Onde queremos chegar...


Quando sinalizamos para a Igreja o tema: 2018, ano de aprofundar raízes, estamos falando de caráter de Cristo, estamos falando de vida devocional, estamos falando de santidade, estamos falando de observância a princípios bíblicos.


Ou seja, estamos falando de raízes que nos trarão alimento e firmeza para resistirmos a dias maus, para avançarmos em todo tempo e vivermos tudo que Deus tem para nossas vidas!


Em 2018, mergulhe fundo em Deus para que suas raízes sejam fortes, arraigadas, robustas. O inimigo poderá trabalhar, mas nunca terá condições de matar uma árvore, cujas raízes estejam fortes e perto as fontes de águas...


Deus te abençoe,

Feliz Ano Novo!

De seu pastor, Giovani Zainotte


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
SOBRE NÓS

A Igreja Metodista está presente em Itaocara há mais de 50 anos! Uma presença abençoadora, muito frutífera e sempre crescente! Convidamos você a nos conhecer melhor...

LOCALIZAÇÃO

(22) 2230-1880

(22) 99739-3894  - Whatsapp

 

Rua Judah Borges Pinheiro, 32 - Centro, Itaocara - RJ

Cep: 28.570-000

 

metodista-central@hotmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

Igreja Metodista Central em Itaocara - 7ᵃ. Região Eclesiástica

bottom of page