top of page

2025 - Ano da GRAÇA


INTRODUÇÃO


Quando declaramos 2025 como o ANO DA GRAÇA, não estamos dizendo que os demais anos não foram, ou que os anos que estão por vir não serão. Tudo que vivemos até aqui e o que está por vir, certamente é pela GRAÇA. O que na verdade estamos propondo é que em 2025, intencionalmente coloquemos luz sobre esse tema e assim percebamos o quanto ele influencia e poderia influenciar ainda mais nossa caminhada com Jesus, potencializar nossa ação e trazer paz ao nosso coração.


Então, começo trazendo definições sobre a GRAÇA!


A Graça de Deus é um conceito central na teologia cristã e refere-se ao favor imerecido e misericordioso de Deus para com a humanidade. É um presente divino que não pode ser ganho por meio de boas obras ou méritos pessoais, mas é concedido livremente por Deus.


O tema da Graça é fundamental para nossa fé cristã. A Graça de Deus é o presente mais precioso que podemos receber e é uma força transformadora em nossas vidas.


Jonathan Edwards diz que: "A Graça é a principal coisa que Deus tem a mostrar em toda a criação, porque é a essência da beleza divina."


Entender profundamente o que significa viver debaixo da Graça nos ajuda a:

Romper com as correntes da culpa.


Infelizmente, muitas pessoas estão aprisionadas a esse sentimento terrível e avassalador chamado culpa. Muitas pessoas que sentem culpa tendem a se envolver em pensamentos repetitivos e recorrentes sobre suas ações passadas, o que pode levar a um ciclo vicioso de arrependimento e autocrítica. A culpa pode levar a uma visão negativa de si mesmo, onde as pessoas se julgam severamente por suas falhas e erros. O sentimento de culpa excessivo pode contribuir para condições como depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos.

E, na base de todos esses males que provocam a culpa está o que? A ideia de meritocracia. De que se for bonzinho minha vida será linda e se tiver erros (e os teremos), nossa vida será uma desgraça. E aí, quanto mais convencidos de nossas limitações e falhas, mas culpados nos sentimos Somente a Graça pode nos livrar dessa cadeia terrível.

Charles Spurgeon diz que: "A graça não depende de méritos humanos, mas de quem chama e justifica os ímpios."


Max Lucado diz que: "A Graça é Deus andando em nossa direção quando nós escolhemos caminhar na direção oposta."


Francis Schaeffer diz que: "A Graça de Deus em Cristo é a única esperança para a humanidade, pois é através dela que encontramos perdão e vida nova."


Viver a Graça é entender e aceitar que Deus sabe de  todas os meus deslizes, de todas as decisões erradas que tomei, de todos que feri, de todas as coisas terríveis que cometi, e ainda assim, me amou, me perdoou, me salvou… Então não há porque seguir dominado por culpa! Acerto o passo, reconheço falhas, confesso pecados e sigo livre, na certeza do perdão e do amor de Deus!


Philip Yancey diz que: "A Graça nos atinge de maneira inesperada e nos abraça apesar de nossos erros."


Entender profundamente o que significa viver debaixo da Graça nos ajuda a:

Acreditar em obras maiores…


Jesus diz em Jo. 14.12 que nós faríamos as coisas que Ele fez e inclusive obras maiores… Naturalmente, olhamos para essa afirmação de Jesus com muito receio e por vezes incredulidade mesmo. Se você soubesse de todas as minhas limitações, se você soubesse do quão confuso sou, do quão difícil sou.. Ahhhh você desistiria de mim, não investiria em mim, não pararia para me ouvir… 


Será que Jesus, ao dizer que faríamos obras maiores que as dele, não considerou essas coisas? Será que Ele não viu que minhas limitações colocariam em risco sua fala e consequentemente sua reputação? Não! Aqui, entra a GRAÇA! Farei e viverei coisas maiores por causa da Graça. 


C.S. Lewis diz que: "A Graça é a força que se move dentro de nós, que nos transforma de pecadores a santos, da incredulidade à fé, do desespero à esperança."


Richard J. Foster diz que: "A Graça é a ação de Deus em nós, o poder de fazer o que não podemos fazer por nós mesmos."


Então você vai, em 2025, experimentar coisas grandes em Deus, e isso não dependerá de você, mas será por pura Graça de JESUS!


Entender profundamente o que significa viver debaixo da Graça nos ajuda a:

Não ter um coração soberbo


Ao longo da vida já conheci muita gente que “se achava”, alguns, dei e dou boas risadas, pois nem querendo muito ser reconhecidos são, e a soberba para esses é o alvo, nem é a condição. Mas outros, realmente viveram coisas incríveis, participaram de grandes feitos, viram grandes coisas e… se perderam. Sim! de repente passaram a pensar que por causa delas as coisas estavam acontecendo. Que sem elas não aconteceriam mais. Passaram a ser ver como imprescindíveis, essenciais, o centro de tudo…


É verdade que possivelmente estamos falando de gente valorosa, habilidosa, capaz. Mas, que só são o que são pela Graça de Deus! Sim… pois os dons e talentos que temos, são presentes que recebemos pela Graça. 


E a Bíblia é tão clara irmãos ao dizer que a soberba, precede a ruína (Pv. 16.18). Quantos ministérios, igrejas, ministros, famílias, empresas iam tao bem, até que a soberba chegou, o endereço da glória mudou e a queda foi inevitável.


Charles Hodge diz que: "A Graça é o favor de Deus mostrado aos indignos, e é esta Graça que nos transforma e nos sustenta."


Martinho Lutero diz que: "A graça de Deus não pode ser comprada com dinheiro, mas é dada gratuitamente e abundantemente."


Percebe? Não tem haver com o que você pode, como o que você é, não tem haver com o que você tem, com o que você juntou… é tão somente GRAÇA!


Entender profundamente o que significa viver debaixo da Graça nos ajuda a:

A nos ver como salvos em Cristo Jesus


Você se vê como um salvo? Quando essa pergunta é feita, inclusive dentro das igrejas, é muito comum ouvir pessoas dizendo que não. Essa afirmativa na maioria das vezes está ligada ao conceito que aprendemos sobre salvação. Ou seja, o entendimento de que somos salvos de acordo com as obras que praticamos, salvos por nossos méritos. Se somos bons, então somos salvos. Esse entendimento foi combatido na Reforma Protestante, onde a salvação é pela Graça através da fé!


Nenhuma boa obra pode ser maior que a ofensa que nosso pecado significou diante do Pai. Nada poderia ser feito.


John Owen diz que: "A Graça é mais poderosa que o pecado, pois a obra de Cristo é mais eficaz do que a ofensa de Adão."


Agostinho diz que: "A Graça é a medicina para a alma enferma.” (Confissões)


João Calvino diz que: "A Graça de Deus precede todas as nossas obras.”


Dessa forma, um cristão que entende o poder da Graça, descansa ao saber que não serão suas obras, seus méritos, mas a obra e os méritos de Cristo que possibilitarão sua salvação, e que seu papel é tão somente crer e receber essa graça em sua vida!


Entender profundamente o que significa viver debaixo da Graça nos ajuda a:

Viver o processo da santificação e discipulado


Nossa fé não diz respeito a um encontro, a programações, a retiros espirituais, a momentos, mas sim a um jeito de ser, um estilo de vida, um padrão estabelecido que molda todas nossas atitudes, nossos pensamentos, nossas ações e reações dia após dia.


Quando Jesus fez o chamado a seus discípulos (que é o mesmo para todos nós), ele deixou essa idéia muito clara:


“Caminhando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: ‘Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens’. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram” Mt 4,18-20


"Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me.” Ele se levantou e seguiu-o." Mt 9,9


Até a mensagem de envio de Cristo aponta também a idéia de caminho, de um vida... ide por todo o mundo e pregai o Evangelho... É caminho, é jornada, é constância...


Além disso, nos encontros e chamados de Jesus aos discípulos vemos sempre a necessidade de mudança, de rompimentos.


  • Pedro e André deixaram as redes para trás...

  • Mateus deixou a coletoria...

  • A mulher pega em adultério, deixou o pecado... vá e não peques mais


E quem não se dispôs a deixar algo, a renunciar um padrão de vida, seguiu triste, como no caso do jovem rico de Marcos 10.17.


É um processo de discipulado, onde todo tempo estamos aprendendo, crescendo, avançando, mudando, santificando. A pregação sobre Graça que por vezes ouvimos hoje, contraria essa idéia, pois anula a necessidade de mudança, de crescimento, de santidade. As pessoas estão sendo levadas a acreditar que podem seguir a Jesus mantendo os padrões desse mundo, agarradas aos modelos de vida que tinham antes de conhecerem a Cristo. isso não é possível, não se iluda. Se você entendeu que andar com Jesus é essencial, esteja disposto a mudar.


Esse engodo não é novo, Paulo precisou se posicionar em seu tempo: "Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Rm. 6. 1-2


Elisabeth Elliot diz que: "A Graça de Deus sempre nos encontra onde estamos, mas nunca nos deixa como nos encontrou."


Só que manter-se no caminho vivendo um processo de santificação, abrindo mão, renunciando, não é simples, não é fácil e, só é possível pela Graça!


Dallas Willard diz que: "A Graça não é oposta ao esforço, mas ao merecimento. A Graça nos capacita a viver em santidade."


John MacArthur diz que: "A Graça não apenas salva, mas também santifica, capacitando-nos a viver de acordo com a vontade de Deus."


Brennan Manning diz que: "A Graça é uma força que nos envolve, molda e transforma, oferecendo-nos uma nova identidade em Cristo."


R.C. Sproul diz que: "Graça significa mais que gentileza ou cortesia; é um poder transformador que nos leva à santidade."


Quem não entende a Graça, não a recebe, acaba por rejeitar o propósito de mudança que o Senhor tem para sua vida bem como se frustra ao tentar caminhar, mudar, renunciar, na força de seu braço, somente com sua boa vontade...


Entender profundamente o que significa viver debaixo da Graça nos ajuda a:

Viver uma vida de dependência e adoração.


Eu concluo essa reflexão com a clareza que os pontos que meditamos acima nos levam ao entendimento de que a Graça nos coloca nos braços do Pai e ali encontramos descanso, força, direção, provisão e tudo mais que precisarmos.


Creio que o que Paulo expressou em Romanos resume a Graça:


"Pois todas as coisas vêm dele, existem por meio dele e são para ele. A ele seja toda a glória para sempre! Amém." Rm. 11.36


Se somos, somos a partir Dele. Viemos Dele, construímos Nele...

Se somos, somos através Dele, por intermédio Dele, por amor Dele...

Se somos, somos para Ele, para glória Dele...


A Graça nos leva a depender, descansar e adorar a esse Deus que nos ama tão profundamente!


Que 2025, vivamos intensamente a Graça de Deus. Entendamos tudo o que ela traz e propícia a cada um de nós.


Deus te abençoe,

Feliz 2025, o Ano da Graça de Deus!

Pr. Giovani Zainotte

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
SOBRE NÓS

A Igreja Metodista está presente em Itaocara há mais de 50 anos! Uma presença abençoadora, muito frutífera e sempre crescente! Convidamos você a nos conhecer melhor...

LOCALIZAÇÃO

(22) 2230-1880

(22) 99739-3894  - Whatsapp

 

Rua Judah Borges Pinheiro, 32 - Centro, Itaocara - RJ

Cep: 28.570-000

 

metodista-central@hotmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

Igreja Metodista Central em Itaocara - 7ᵃ. Região Eclesiástica

bottom of page